O Menino e Seu Brinquedo

Wednesday, August 09, 2006

Eu, Minha Mãe e As Panelas

ou "Good Morning, Vietnan"


Então que minha Iolanda está gozando suas tão merecidas férias.
Tenho feito o almoço nesses poucos dias.
Fica aqui a eterna observação:
Eu não sou afeita às coisas de cozinha. Claro que eu sei cozinhar, e se ninguém ficar me acelerando, ou pedindo coisas, até não acho muito ruim. Mas não gosto de ficar com cheiro de comida.
É, meu lado mocinha é bastante bem treinado: sei costurar, bordar, pintar, dançar, receber, entreter, organizar, administrar, modelar, falo inglês fluentemente e outros três idiomas num nível intermediário. Além das curiosidades em outros três ou quatro idiomas.
Mas, este tal lado mocinha não é o meu favorito.
Mas, sobrou pra mim, esta semana, toda a exploração do lado "do lar".
Então... nos primeiros dias das férias da Iô, como eu consegui alimentar todo mundo bem, fazendo coisas saborosinhas e não incendiei a casa, só recebi elogios e aplausos.
Mamãe não se continha de tão orgulhosa, parecia que ia explodir de tão feliz.
Afinal, eu tinha tomado jeito!!!!!!!!
Os dias passaram, e eu continuei fazendo as coisas direitinho.
Resolvendo problemas, como o arroz queimado, ou ter que improvisar alguma coisa porque o que estava separado não alimentaria todo mundo.
As coisas começaram a ficar menos engraçadas.
Anteontem, antes de sair de casa, deixei o omelete batido, somente para ser frito. Minha mãe chega antes que eu saísse, implica com "n" coisas, começa a cortar cebola e joga tudo dentro do omelete.
Pensei: "Começaram as agressões".
Porque nada denota maior desrespeito - e ela sabe, pois somos ambas artistas - do que interferir na obra do outro. Sem autorização ou pedido.
Hoje, fiz um almocinho especial. Frango empanado, marinado no shoyu com mostarda e temperado com pimenta do reino e sálvia, salada de repolho com pêra e molho de iogurte. Arroz branco.
Simples, é fato, mas bem gostoso. O frango estava crocante, a salada bem fria e levemente adocicada.
Sem algo agradável a dizer, minha mãe reclamou da apresentação dos pratos, da composição da salada (não podia ser alface?) e da minha rejeição ao peixe* que ela tinha separado para o almoço.
Claro que fiquei frustrada.
Durante anos me fiz cozinhar porcamente para não ser obrigada a tocar nas panelas da minha mãe, e vinha atingindo marcas incríveis, um sucesso inimaginável.
Quando eu resolvo acertar, aquela loura e linda senhora fica se sentindo ameaçada.
Minha mãe é toda vaidade. E eu não sou melhor.
Chegou aquele momento assustador: eu pareço, sim!, com a minha mãe!!!!
VOLTA, IÔ!!!!!!!!




* Pra quem não sabe, eu não como peixe. E hoje é o dia em que só almoçamos as duas em casa.

2 Comments:

  • At Wednesday, August 09, 2006, Blogger Fonseca said…

    NÃO SUPORTO alguém me "ajudando" na cozinha. Gosto de estar sozinho. Se quiser ficar na cozinha enquanto estou "criando" lá, fica só conversando comigo, me fazendo companhia. Se quiser beber, também pode, mas eu tenho que beber junto.

     
  • At Thursday, August 10, 2006, Blogger Regina said…

    Melhor ainda, tem que fazer o refil.
    :)

     

Post a Comment

<< Home